Prefeito Tarcísio Pedreira empossa conselheiros do CMAS E CMDCA

Autor: Assessoria de Comunicação - 23/04/2021 às 20:11:24

Nesta sexta-feira (23), o prefeito Tarcísio Pedreira empossou os conselheiros do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Gonçalo dos Campos. Ao todo foram 28 empossados. O evento ocorreu na Escola Reunidas Antônio Carlos Pedreira.

Na oportunidade, o gestor firmou o compromisso de apoiar os conselhos para que exerçam de fato o papel que lhes cabem. “É uma obrigação e não sou de fugir de nenhuma das minhas. É obrigação da gestão municipal, de qualquer que seja o executivo, garantir que todos os conselhos funcionem, dar o suporte para que consigam cumprir suas obrigações e decidir em defesa das crianças, adolescentes e das pessoas que vivem em vulnerabilidade social”, ressaltou.

Os Conselhos Municipais são formados por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada, sendo responsáveis por acompanhar, fiscalizar e propor políticas públicas para que demandas da sociedade sejam atendidas no âmbito da política de assistência social, bem como em políticas voltadas para a infância e juventude. Além de fiscalizar como os recursos públicos são empregados no município, garantindo assim princípios da gestão pública, como transparência, legalidade e publicidade.

Tomaram posse como membros do CMAS, na categoria de entidades governamentais, as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Angélica Vasconcelos e Maurina Santos; da Secretaria Municipal de Planejamento, Aline Pascoal e Itajana Leal; da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Barreiros e Arli Fonseca; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Ana Renata Martins e Edson Moreira.

Como sociedade civil, categoria de entidades não governamentais, foram empossados no CMAS os representantes da Associação Comunidade Bete II Revivência Quilombola, José Pontes e Rosane Pontes; da Associação Comunitária do Gravatá, Bruno Evangelista e Maria Raimunda de Jesus; do Instituto  Ynsua Léji, Ronaldo Correia e Mirian Christyane Predes; e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares, Pedro Ferreira e Sandra Gomes.

Para o CMDCA foram nomeados, na categoria de entidades governamentais, as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Alexandra Falcão e Michelle Garcia; da Secretaria Municipal de Finanças, Joice Silva e Jucilene Alves; da Secretaria Municipal de Saúde, Naiara Maia e Robélia Boaventura; e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Gabriela Peixoto e Nayra Brandão.

Já os eleitos pela sociedade civil para o CMDCA, na categoria de entidades não governamentais, foram os representantes da Associação Comunitária do Gravatá, Bruno Evangelista e Maria Raimunda de Jesus; da Associação de Apoio a Infância e Adolescência Pequeno Mestre, Edvaldo Pereira e Adenilson Almeida; do Instituto Ynsuá Léji, Ronaldo Correira e Mirian Christyane Predes;  e da Pastoral da Criança, Ana Carla do Carmo e Rosália Pereira.