100 dias: Educação prioriza qualidade do ensino remoto em São Gonçalo dos Campos

Autor: Assessoria de Comunicação - 07/04/2021 às 16:20:03

Durante o primeiro discurso em 2021, o prefeito Tarcísio Pedreira firmou o compromisso de transformar a educação de São Gonçalo dos Campos para que as crianças do município pudessem ter oportunidades melhores.  Apesar dos desafios enfrentados com a pandemia da covid-19, nesses 100 dias de governo o gestor e sua equipe vêm trabalhando para aprimorar a qualidade do ensino, que tem se dado de forma remota.

Nestes 100 dias ganha destaque o projeto Aprenda Mais, implementado em toda a rede municipal, que propõe uma série de ações pedagógicas que favorece o processo de recuperação das aprendizagens e dinamiza o ensino remoto. A escolha do nome do projeto justifica-se tendo em vista que, no ano de 2021, é comemorado o centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

A inclusão também é uma pauta importante para a gestão. Atualmente, a Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado Semente da Vida dispõe de atendimento especializado, de forma remota devido à pandemia, 42 alunos com necessidades especiais.

Além do foco nos alunos, o governo municipal também busca priorizar os professores. A equipe do setor pedagógico tem se dedicado às ferramentas midiáticas, para oferecer um ensino remoto de qualidade, considerando, além das adversidades, especificidades de cada aluno para inseri-lo na atual conjuntura educacional. Nos dias 12 e 19 deste mês está prevista a formação com o tema “Prática de Leitura e Escrita” para os docentes.

Com o objetivo de garantir apoio nutricional aos estudantes da rede de ensino do município, a Prefeitura de São Gonçalo abriu licitação na modalidade pregão eletrônico para aquisição de gêneros alimentícios a fim de compor o kit de alimentos referente a merenda escolar. Serão ofertados 10 itens escolhidos com base na tabela nutricional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os 4346 alunos já matriculados.

Nesse início de governo, o Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira tem passado pelos ajustes finais para a implantação da gestão compartilhada do sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM). No momento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando a análise do termo de compromisso e posteriormente será feita a abertura do edital para seleção dos profissionais que irão atuar na unidade, seguido da assinatura do convênio.

O município possui 23 escolas municipais, sendo 09 localizadas na zona urbana e 14 na zona rural, com atendimentos que envolvem a educação infantil, o ensino fundamental, educação de Jovens, adultos e idosos e atendimento educacional especializado. A SME tem promovido ações de busca ativa para que toda criança tenha acesso a escola, a exemplo do Drive Escola realizado nas comunidades rurais e o projeto “Fora da Escola Não Pode” que tem por objetivo atrair os alunos que evadiram.