São Gonçalo dos Campos - Bahia

Prefeitura de São Gonçalo dos Campos promove palestra para agricultores familiares com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Autor: Livia Lemos Alves - 18/12/2023 às 15:53:35
IMG

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar estiveram em São Gonçalo dos Campos na manhã desta segunda-feira (18), a convite da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para fornecer conhecimento aos agricultores familiares da região, sobre “A importância do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) ”. O encontro aconteceu no Cine Teatro Centenário.





De acordo com a Analista de Políticas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Maria Amélia Cora, o Selo da Agicultura Familiar é uma iniciativa que tem como finalidade garantir a identificação dos produtos da agricultura familiar, mas também realizar a valorização dos produtos e do agricultor e realizar práticas de educação da sociedade.





“Da perspectiva do agricultor, o selo representa um valor a mais para os produtos, e com isso, ele consegue garantir na hora da escolha, que a pessoa olhe dois produtos e prefira o que é da agricultura familiar. É uma cadeia que está envolvida, desde a valorização do agricultor à educação da sociedade em perceber a importância do consumo oriundo da agricultura familiar”, disse.




A secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município, Deise Cazumbá, explica que através de diversos conhecimentos e com o apoio dos técnicos, é possível fortalecer a cadeia em São Gonçalo dos Campos. “Todos aqui trabalham individualmente, por isso, é importante pensarmos no fortalecimento do trabalho coletivo para que a cadeia se fortaleça ainda mais. Além disso, a Secretaria está apta a apoiar o pequeno agricultor desde a parte técnica quanto através de conhecimento e apoio às políticas públicas”, pontuou.




O Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Erisvaldo Ferreira de Jesus, destacou que tem a missão de aproximar as políticas públicas do Governo Federal dos pequenos agricultores. “Viemos apresentar essas políticas, que vai desde o Programa de Aquisição de Alimentos PAA, que aqui na Bahia já aportou mais de R$ 69 milhões para compra e doações simultâneas esse ano, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que leva o alimento saudável da merenda escolar para os alunos, adquiridos da agricultura familiar, dentre outros”, explicou.





Erisvaldo pontuou que em São Gonçalo dos Campos existe um potencial enorme para a produção de farinha e de produtos oriundos da mandioca. “São mais de 30 agroindústrias de farinha. É importante entender que importamos farinha de outros estados, por isso, o município tem um grande potencial. Essa é uma atividade que deve ser ampliada ainda mais, gerar renda no campo, alimento saudável na mesa e também uma oportunidade de comercialização para fora do município”, direcionou.



Compartilhe:


Mais Notícias